YOGA


A Yoga é uma prática de origem indiana e o seu nome vem do sânscrito e deriva do radical “YUJ” que significa união do ser humano com o seu próprio EU interior. A prática da Yoga é uma experiência da união e interação humana na qual o relaxamento é ensinado como arte, a respiração como ciência e os exercícios e meditação como uma junção entre corpo e mente que conduz os praticantes a um caminho em busca do autoconhecimento, trazendo ao mesmo tempo, harmonia e serenidade. O Yoga transcende o conceito de ginástica e de acordo com Swami Vishnudevananda a prática do Yoga pode ser resumida em 5 princípios fundamentais: Exercitar-se adequadamente, controlar a respiração, relaxar, alimentar-se adequadamente e meditar.

PILATES DE SOLO


Os exercícios de Pilates foram criados por Joseph Pilates há quase 100 anos, com o objetivo de promover a saúde plena. A ênfase do MAT Pilates é dada na aprendizagem dos seis princípios (concentração, centralização, precisão, respiração, controle e fluidez), que proporcionam fortalecimento dos músculos do quadril, abdômen e glúteos, flexibilidade da coluna e resistência, bem como controle da postura e respiração.

O método é uma versão da técnica que se vale do peso do próprio corpo. Não são utilizados aparelhos, muito embora possa ser realizados com a ajuda de acessórios, como o círculo mágico, banda elástica, halteres e etc.

A sua prática tem por finalidade trazer inúmeros benefícios para o corpo, mente e espírito, tais como melhorar a capacidade cardiorrespiratória, aliviar problemas relacionados ao stress, melhorar a postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal, fortalecer a musculatura corporal com um todo, propiciando assim, melhora do estado geral de saúde e melhora no estilo de vida e da autoestima.

Além disso, a atividade é recomendada para o tratamento hérnias de disco, desvios posturais, tendinites, bico de papagaio, bursite, distensão muscular, osteoporose, osteoartrite, osteoartrose, hipertensão arterial, fibromialgia, artrite e artrose..

JUDO


O Judo não é simplesmente uma arte de combate, e sim um esporte com uma filosofia baseada no conceito de "respeito do início ao fim", observado principalmente através das saudações (rei ni hajimari, owaru rei ni) e da disciplina espiritual que isso implica. Atualmente praticado por milhões de indivíduos, o Judo é, sem dúvida, um dos esportes mais populares do mundo. Em muitos países este esporte faz parte do sistema de educação física sendo praticado em academias, escolas, universidades, clubes, centros militares e em centros especializados. Judo é comumente associado com imagens dinâmicas de um oponente jogando outro em um ambiente de treino ou competição. Embora isto seja certamente um aspecto do Judo, o verdadeiro objetivo de sua prática estabelecido pelo seu fundador, Jigoro Kano, é fazer o melhor uso das energias do corpo e da mente. Em outras palavras, através do domínio e da aplicação de diversas técnicas de combate, um praticante de Judo aprende a usar o corpo e a mente de modo mais efetivo, portanto tornando-se mais hábil tanto no esporte como no dia a dia de sua vida.